I – Seminário APREMAT – Gestão Atuarial

A capacitação ocorreu entre os dias 28/02 e 01/03/2019, na cidade de Tangará da Serra, e contou com 80 (oitenta) participantes, que representaram mais de 20 (vinte) Institutos de Previdência de Servidor Público do Estado de Mato Grosso.

O evento contou com apoio institucional da ABIPEM, e do TCE-MT que contribuiu com os temas propostos.

Tal contribuição, valida sua missão de órgão fiscalizador, porém, assume a responsabilidade de orientar os jurisdicionados em seus planejamentos e ações.

APREMAT vêm consolidando o planejamento proposto para 2019, o qual tem como principal objetivo, o de superar o gigantismo do Estado de Mato Grosso e romper as barreiras geográficas para ofertar capacitação de alta qualidade e propor discussões que enriqueçam e fortaleçam a gestão previdenciária dos 105 RPPS’s do MT.

O evento foi realizado no auditório do SICREDI Sudoeste de MT, parceiro nesta etapa, o qual ofertou amplo e confortável espaço físico, com recursos áudio visuais de qualidade impecável e excelente acolhida aos participantes pela equipe.

O tema proposto, nesta primeira etapa de qualificação, trouxe conhecimentos básicos da matéria atuarial, essencialmente, com aplicação aos Regimes Próprios de Previdência Social.

A Profa. Wilma Torres, atuária e Coordenadora do Comitê Técnico de Previdência Pública, do Instituto Brasileiro de Atuária enfatizou, além dos princípios básicos de atuária, as alterações trazidas pela Portaria n°. 464/2018, as quais, entram em vigor a partir do Estudo Atuarial de 2020.

O auditor Eduardo Benjoino, Secretário de Controle Externo de Previdência do TCE-MT, contribuiu, sobremaneira, na disseminação da necessidade eminente de implantação de requisitos de planejamento atuarial nos órgãos previdenciários.

De forma inovadora, dinâmica e prática, o auditor evidenciou memórias de cálculos básicos, como alternativa de análise e avaliação da situação atuarial e financeira dos RPPS’s, a partir da entrega final de um Estudo Atuarial.

Por fim, o auditor compartilhou os trabalhos de análise da situação atuarial e financeira dos RPPS’s do Mato Grosso, os quais foram realizados por sua equipe e estão disponíveis no endereço eletrônico do TCE-MT, por unidade gestora.

Ao encerrarmos a capacitação, o SICREDI contribuiu com brindes para sorteio.

A APREMAT reafirma o compromisso de atender a região do extremo Norte do Estado de Mato Grosso, na cidade de Alta Floresta, com o II Seminário da APREMAT: Gestão Financeira, que deve ocorrer no final de maio de 2019.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *